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2.1 Modernização das Linhas

Este projecto defende a reactivação completa das Linhas do Corgo, Tâmega, Tua, Sabor e Vouga, não só para o Turismo (fonte muito importante de financiamento para rentabilizar e financiar a exploração das linhas), mas também para o transporte diário das populações servidas pelas linhas.

Para que o transporte seja apetecível às populações, não basta ter um bom preço, é preciso que seja rápido e tenha uma boa oferta de horários. Torna-se, por isso, necessário melhorar a velocidade de circulação na via. Daí que defendemos que todo o traçado das linhas deve ser corrigido para permitir que as composições possam circular no mínimo a 90 km/h e sempre que possível a 100 km/h.

Como estes traçados foram idealizados no século passado, algumas das estações e/ou apeadeiros devem ser deslocados da sua localização actual para que estejam mais próximos das populações. Não excluímos a construção de novas paragens sempre que se mostre necessário, pelo que também não excluímos a eliminação de alguma parte do traçado, sempre que este se mostre inútil. Por exemplo, na Linha do Corgo, defendemos a eliminação do troço entre Sabroso e Loivos, construindo em sua substituição um troço mais rápido e directo entre Sabroso e Oura. Além disso, propomos a criação de um apeadeiro junto ao centro comercial de Vila Real e outro junto ao hospital de Chaves. Na linha do Sabor propomos a construção de uma estação mais perto do centro de Miranda do Douro, prolongando a Linha do Sabor para além das Duas Igrejas. Na Linha do Tua, devem ser construídos apeadeiros junto de zonas com grande potencial para o turismo fluvial. Daí que estamos a abertos a prolongar a Linha do Tua para além de Abreiro até ao local onde venha a ser construído o porto fluvial do Rio Tua do projecto da EDP.

É importante para este projecto o prolongamento das Linhas do Corgo e do Tua até Espanha. No primeiro caso, a linha deve chegar a Ourense e no segundo caso a Puebla de Sanabria. Estes prolongamentos das Linhas do Corgo e Tua permitem a ligação ao comboio de alta velocidade que circula entre Madrid e a Corunha. Além disso, permite abrir boas perspectivas para a exploração do transporte de mercadorias entre Portugal e Espanha.

Prevemos modernizar cerca de 620 km de via-férrea.

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